Tratamento de Águas Negras

Águas Negras vêm do vaso sanitário e são carregadas de bactérias, que geralmente geram o tradicional mau cheiro. Existem diversas maneiras de tratar a água do vaso. Tudo depende do uso final da água.

Esta é a maneira tradicional, sem nenhum tratamento. Toda a água da casa vai para a mesma fossa depois para um sumidouro.


A EMBRAPA criou uma alternativa super econômica para a zona rural, chamada Fossa Séptica Biodigestora. Este sistema é uma cadeia de fossas sépticas, onde das últimas pode ser retirado o líquido já decomposto para ser utilizado como adubo de árvores em plantações.

Para quem não quer ficar coletando o líquido final, este pode ser destinado ao solo automaticamente, utilizando Valas de infiltração.Pode-se colocar um filtro de brita/areia entre o tradicional sistema fossa septica-sumidouro, ficando desta forma:
Vala de infiltração: ao invés de jogar a água em um buraco, um cano furado atravessa o solo liberando a água em uma área maior.

Para este sistema também existe a opção de utilizar Filtro Anaeróbico, recheado com britas:



Outra solução ecológica são as Zonas de Raízes, onde a água da fossa séptica vai para um tanque que possui um cilindro de pneus enfileirados, coberto com camadas de resto de construção, brita, areia,  matéria orgânica, e no topo plantas que consomem e evaporam muita água, como bananeiras e juncos.



Para os que querem ser mais econômicos ainda e não utilizar água, existe também o banheiro seco. O banheiro seco precisa de espaço e estar em um nível elevado, para ser possível retirar os dejetos pelo nível inferior, por ação da gravidade. Mas também há banheiros secos em baldes no nível do solo, que estão esvaziados e lavados periodicamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário